Dança no casamento Preencha e ganhe uma assessoria cortesia

Casamento é cumplicidade, carinho, respeito, sinceridade, amor, amizade, família e ternura. É admirar todos os dias, é se apaixonar cada vez mais. É uma miscelânea de sentimentos de diversos temperos, cujo resultado dá água na boca naqueles que já conhecem o sabor e naqueles que estão loucos para experimentar. Saiba mais

O casamento mexe com todos, casal, familiares, amigos e aquela pequena menina, que admira com olhar acanhado, a noiva entrar no salão. Mulheres sonham com este dia, em estarem perfeitas e ser a mais bela para seu amado. Já os homens, que mesmo com seus pensamentos simplórios, desejam assistir sua futura esposa vestida em trajes de noiva.

Quando tudo começou...

Historiadores acreditam que o berço da celebração de união de casais é consequente das tradições adquiridas dos primórdios da antiga Roma. Nessa época, as cerimônias eram realizadas religiosamente, marcando o início de um compromisso sem fim, com noivas usando trajes especiais, com flores brancas e espinhos na cabeça, esses significavam a felicidade e o afastamento de maus espíritos. Saiba mais

A aliança, usada para simbolizar os laços matrimoniais, é herança de uma tradição de 2800 a.C., vinda dos egípcios, do qual significa a eternidade. Usada na mão esquerda do terceiro dedo, os antigos acreditavam que nele, possuía uma veia que era ligada ao coração.

A Dança

A “primeira dança” dos noivos é tradicional em bailes de casamento e considerado o momento mais bonito da festa. Realizado depois do corte de bolo e brinde das taças cruzadas, a valsa será a primeira música em que os noivos irão dançar como marido e mulher.

Considerações importantes segundo nosso mestre Walmir Secchi.

Sabemos que normalmente a escolha da dança e da música, é dos noivos, quero dizer da noiva (risos)... Se é que o noivo me entende. No entanto, sugerimos uma reunião exclusiva com um de nossos profissionais para que possamos contribuir e dar subsídios para uma decisão mais assertiva. Uma vez que é um evento singular e especial e merece assessoramento de um profissional. Saiba mais

Considerando que o casamento por si só é um evento tradicional e devemos respeitar algumas formalidades e não exagerar ou extrapolar nas invenções. Ao contrário, o importante é surpreender os convidados e tornar esse momento inesquecível. Sempre lembrar que a dança escolhida para esse momento é para se dançar um para o outro, e não esquecer também que ela é um presente aos familiares e convidados. Portanto, o que vai ficar marcado fotograficamente e no coração das pessoas é o que o casal sentirá na hora de dançar. Quero dizer com isso que a escolha do ritmo e da música a ser dançada deve-se considerar a personalidade do noivo e da noiva, além do vestido...

Pela experiência que temos, concluímos que a beleza e a elegância está na simplicidade das coisas, e que esse tempo dedicado para exercitar o aprendizado da dança na academia não deixa de ser mais um momento de conhecer um pouco mais um sobre o outro. Talvez, para alguns um dos poucos momentos de fazer uma atividade juntos, conhecendo um pouco mais sobre as habilidades, dificuldades de cada um, para que se respeite estas e se fundam aquelas.

Outro fator é que a logística do casamento além de ser um investimento que demanda tempo e disposição, gera estresse, e esse não deve ser mais um deles, e sim o momento que o casal se presenteia para se energizar e aliviar a tensão.

É comum ouvirmos diariamente em nossas aulas para noivos, que após terem começado as aulas de dança os mesmos se aproximaram mais.

Formas de fazer as aulas dos noivos

  • A primeira sugestão é que se houver tempo e possibilidade (é uma questão de prioridade, se eu tivesse no seu lugar eu faria isso), é de fazer um curso de dança para aprender a dançar bem as principais danças a dois. Primeiro para escolher com mais propriedade a dança especial, segundo, que além dela tem toda a condução do casamento que os noivos fariam com mais prazer, alegria e segurança. Terceiro, que aproveitaria esta oportunidade, pois o aprendizado fica como legado para o resto da vida. E por fim, nós teremos mais casal amigo do CDL Walmir Secchi.

  • A segunda opção é mesclar o curso de dança latina com aulas particulares. Antes que surja a dúvida, uma aula não confunde o aprendizado da outra, ao contrário, desenvolve habilidades.

  • A terceira, somente aulas particulares agendadas de acordo com a agenda e horários disponíveis.

Quanto às possibilidades

  • Dançar a valsa tradicional Vienense ou valsa Inglesa.

  • Dançar a valsa com uma música moderna (é comum manter o clássico com uma música moderna que possui um andamento da valsa).

  • Dançar outro ritmo como tango, bolero, salsa, lambadazouk, ou outro que tenha marcado o casal.

  • A dança pode ser coreografada ou improvisada.

  • A dança também pode contar com a participação dos pais, padrinhos e amigos para incrementar a coreografia.



A cerimônia

Saiba mais

  • Como diz a tradição, o noivo é o primeiro a entrar na igreja. Depois os familiares, padrinhos e finalmente, a noiva.

  • O cortejo é iniciado com o 1° casal de padrinhos da noiva, depois o 1° casal de padrinhos do noivo e assim sucessivamente, por serem as testemunhas do casamento. No altar ficarão apenas os noivos, pajens e os pais.

  • A mãe da noiva entra com o pai do noivo e se posicionam do lado esquerdo. A mãe do noivo e o noivo entram de mãos dadas e se posicionam do lado direito do altar. As damas e pajens entram antes da noiva, que entra com seu pai de maneira triunfal ao lado esquerdo, ficando próxima do coração de quem a criou.

  • Na saída, os noivos seguem à frente, com damas e pajens atrás, seguidos pelos pais dos noivos e padrinhos.


Curiosidades

Saiba mais

  • Arroz nos noivos! - Tradição vinda da China que simboliza a fartura e felicidade para o casal.

  • Damas de honra - A tradição herdada dos romanos significa proteção à noiva contra os maus espíritos. Por se vestirem de maneira parecida, o objetivo era fazer com que a noiva estivesse camuflada em meios as damas afastando os agouros.

  • Despedida de solteiro - Soldados Espartanos realizavam uma grande festa para comemorar seu último dia de solteiro.

  • Lua de mel - Na antiga tradição, os noivos misturavam água com mel e bebiam para dar sorte e trazer boas conquistas às suas novas vidas. Em Roma, os convidados pingavam gotas de mel na porta da entrada da casa dos noivos para que eles tivessem uma “vida doce” com muita ternura e amor.

  • Vestido Branco - A moda da cor foi lançada no casamento da rainha Vitória no século XVII, na Inglaterra, e está presente nos casamentos atuais, simbolizando a castidade e pureza da noiva.

  • Buquê - Influenciadas pela cultura grega, as noivas utilizam mesmo que sem saber o significado, um buquê de rosas que nos primórdios da tradição nos casamentos gregos significa um amuleto contra o mau olhado. Antigamente, a noiva possuía dois buquês, um que seria abençoado e outro que levaria a sorte para mulheres solteiras poderem se casar.

  • Véu - O véu da noiva significa separar-se da vida de solteira para entrar na vida de casada.


Veja o que significa as cores no seu casamento e tire sua dúvida de qual usar.

Saiba mais

Branco - A cor tradicional presente em quase todos os casamentos representa a paz e a pureza.

Violeta - Relacionado à realeza e à fantasia. Transformação, sofisticação e mistério.

Laranja - Alegre e viva essa cor representa entusiasmo, diversão, juventude e criatividade.

Vermelho - Representa o amor, a força e vigor de uma paixão.

Rosa - Representa o romantismo, feminilidade, delicadeza, inocência e leveza.

Amarelo - Representa prosperidade, alegria, positividade, gratidão e a felicidade.

Verde - Esperança, ela inspira a tranquilidade, harmonia, saúde, frescor.

Azul - Confidencialidade, estabilidade, lealdade, poder, sucesso, segurança e cumplicidade.

Marrom - Representa a terra e a riqueza, como também a simplicidade, a sinceridade e a calma.

Preto - O tom clássico está ligado a autoridade, formalidade, rigidez, mistério e tradição.