Baile Debutante

Que menina nunca sonhou com uma festa de 15 anos? Uma, duas, talvez três, mas a maioria delas sonha com seu primeiro dia de princesa. O baile de debutantes é uma festa cuja tradição veio da Europa, e o objetivo era apresentar a aniversariante a sociedade. Naquele tempo, era a partir dos 15 anos que as jovens moças tinham permissão para usar trajes mais adultos, frequentar eventos sociais e namorar.

Debutante na língua francesa significa iniciante, portanto é de se compreender a ansiedade das jovens moças em tornar este dia o melhor de sua vida. A troca de vestidos geralmente demarcam o grande ápice da festa determinando sua primeira dança como jovem mulher.

A Dança

A tradição está presente no momento da valsa com seu pai ou príncipe. Em alguns casos, geralmente quinze casais assumem o papel de padrinho e carregam uma vela que será apagada pela debutante, representando o final de cada etapa de sua vida. A apresentação do minueto é também muito comum no baile. Trata-se de uma elegante dança ensaiada que desde 1650, que é apresentada nas festas de debutante.

Passada as exigências da tradição, a festa segue com homenagens, vídeos e muito mais. A criatividade é o diferencial. A dança de salão torna-se presente exatamente nesses momentos. Para inovar e iniciar a festa de uma forma divertida e animada, as debutantes optam por dançar ritmos latinos após os momentos solenes, causando causa surpresa e divertimento aos convidados.

O CDLWS te ajuda a realizar as coreografias de sua festa de 15 anos.

A coreografia é feita de acordo com a personalidade e condições da debutante. Seja minueto, valsa ou qualquer outro ritmo, o importante é satisfazer a vontade da aniversariante e ajudá-la a tornar do dia de sua festa, um momento mais que especial.

A dança pode ser desenvolvida de duas formas:

Particular – Nessa aula, o principal objetivo é desenvolver com eficiência o trabalho oferecido pela escola em menor tempo possível. O aluno escolhe o ritmo que deseja aprender e, pela aula ser particular, há a possibilidade de o contratante optar por realizar uma coreografia elaborada de acordo com sua personalidade e evento. O importante é fazer com que a estrela da noite possuía mais destaque e surpreenda seus convidados. As aulas particulares são limitadas a um número de pessoas que varia de acordo com horários e sedes.

Coletiva – A debutante torna-se aluna da escola, junto a seus parceiros ou não, realizando as aulas periodicamente e adquirindo as técnicas das danças para executá-la sem coreografia no evento.

É importante que o aluno esteja decidido quanto ao ritmo ou ritmos que deseja aprender. Para isso, o CDLWS sugere a pessoa que tenha interesse em dançar frequente a escola pelo menos duas vezes por semana, para que aprenda a base de todos os ritmos e escolha com convicção aquele que mais lhe agrada. Esse conceito de escolha antecipada se aplica, pois uma série de fatores influenciam alguns aspectos da festa como, por exemplo, a escolha do vestido ou tema.

OS: A escolha do vestido da debutante deve ser feita depois da escolha do ritmo, caso não tenha um vestido específico para esse momento. O modelo pode atrapalhar a execução dos passos durante a dança, seja ela coreografada ou não.

Venha conversar conosco!

Agende uma reunião sem compromisso para que o CDLWS possa assessora-la com a atenção que merece, e discutir os planos para sua festa. Afinal, nosso objetivo principal é fazer com que a dança permaneça em sua vida para sempre.

Baile Formatura

Depois de noites em claro, provas sem fim e discussões dos trabalhos em grupo da faculdade, é hora de crescer e aprender mais, seja com mais estudo ou com os simples ensinamentos da vida. Portanto, chegou a hora de comemorar o fechamento de mais essa etapa.

Comum no Brasil, os Bailes de Formatura são realizados no dia seguinte da colação de grau. As formaturas nos dias atuais contam com o esplendor e exuberância que uma grande comemoração merece, com destaque aos formandos e aos seus pais, que se dedicaram a cobrar de seus filhos, as primeiras lições da vida. O traje? Gala. Afinal, uma grande festa, merece uma boa produção.

A recepção aos convidados geralmente inicia-se às 21h. Mas, somente depois que a valsa é realizada, o baile começa.

A Dança

A antiga tradição leva a exigir dos formandos o momento da dança. A valsa é o ritmo de origem austro-húngara, presente em boa parte do mundo para a abertura do salão de festas. Este que representa o último momento cerimonial do formando em relação à graduação, marcando o início de um novo ciclo profissional.

Primeiro, os formandos são apresentados aos convidados com seus pares, que geralmente são os pais ou familiares. Entram ao som da música escolhida pela comissão de formatura ou pelo próprio formando. Após esse momento, inicia-se a valsa realizada em três etapas:

A primeira com pais ou avós, a segunda com convidados do formando, e a terceira com todos os participantes da festa. Passado esse momento, os destaques brindam a sua conquista e inicia- se a festa!


Para inovar e caracterizar a alegria do momento, os alunos abusam da criatividade para tornar este dia inesquecível. Uma das formas de diferenciar as festas das demais além da decoração e música é o momento da dança. Por iniciativa de alunos e comissões de formatura, a dança de salão a cada dia ganha mais espaço dentro desses eventos. Depois da valsa, aos agora ex-alunos se jogam no salão ao som de Salsa, Zouk, Samba ou qualquer outro ritmo latino, realizando uma apresentação coreografada, como mais uma forma de descontração após os momentos solenes, para seus convidados.

Para os formandos que realizam festas particulares, a descontração da dança em outro ritmo é ainda maior. Com poucos ou um formando, há a possibilidade de caracterizar e utilizar melhor o espaço dando mais destaque para o momento.

O CDLWS trabalha com você para tornar esse momento inesquecível!

A coreografia é feita de acordo com a personalidade e condições do formando. Alguns, contam com a participação de membros da família ou amigos para se apresentar, deixando marcado na memória este momento especial.

A dança pode ser desenvolvida de duas formas:

Particular – Os alunos podem realizar a aula particular para dançar o ritmo de sua escolha, sendo coreografa ou não. Na escolha de uma dança coreografada, o ritmo e música são da escolha do formando. As aulas particulares são realizadas com mais foco para que a escola desenvolva com eficiência o trabalho oferecido em menor tempo possível.

Coletiva – O formando torna-se aluno da escola, realizando as aulas periodicamente, adquirindo as técnicas dos ritmos para realizar no evento uma dança sem coreografia.

É importante que o aluno esteja decidido quanto ao ritmo ou ritmos que deseja aprender. Para isso, o CDLWS sugere a pessoa que tenha interesse em dançar, frequente a escola pelo menos duas vezes por semana, para que ela aprenda a base de todos os ritmos e escolha com convicção, aquele que mais lhe agrada. Além disso, nosso objetivo é fazer com que dança permaneça em sua vida para sempre!

Quer aprender a dançar? Venha para o CDL WS e consulte os horários disponíveis para aulas particulares. Agende uma reunião para que possamos dar a você o melhor atendimento e assessorar nas melhores escolhas para o seu evento. O agendamento é gratuito. O que você está esperando?

Clique aqui para entrar em contato conosco.