Depoimentos

Marco Aurélio C.Tavares, Fun. Público federal, Policial, Juiz de fora, Brasileira No atual momento da minha vida cheguei a conclusão que viver feliz não é encontrar a felicidade, é estar sempre disposto a buscá-la. Vim morar em Curitiba, na casa da minha filha Natália, faz pouco mais de 2 meses,precisava de um ambiente novo, diferente, um local para curar a ansiedade e a depressão que se instalaram em minha mente após 50 anos de idade, 30 deles trabalhando como policial em Minas gerais e no Rio de janeiro. Aqui chegando, minha filha me presenteou com um cartão que me dava direito a frequentar a escola de dança latina Valmir Secchi e usufruir de 30 horas/aula de dança de salão, no ritmo que eu desejasse: Bolero, Samba, Forró, Tango, Salsa, Lambazouk e outros. No dia seguinte da minha chegada fui até a referida escola experimentar o presente dado, tenho certeza que, com muito amor e, esperança de ver o pai sentir-se feliz com a vida novamente. Ao entrar no local bateu-me um sentimento muito agradável, de alívio, como se tivesse tomado um antidepressivo. De pronto a simpática recepcionista me apresentou a professora Valdenize que, para minha surpresa, além de bastante jovem, extremamente educada e bonita. Val, como é conhecida, logo me convidou para participar de uma aula de Lambazouk, ritmo até então desconhecido para mim; no entanto, talvez por estar gostando do local e me sentindo bem relaxado, dancei como Fred Astaire, pelo menos em meu julgamento. Para não prolongar muito este depoimento, espero escrever mais em outra oportunidade, fiz as 30 horas/aula em exatos 8 dias; após, adquiri um cartão "evolution" que me dá o direito de fazer quantas aulas quiser, nos horários que escolher, nos ritmos e professores que me aprouver, no período de 3 meses. No momento tenho feito cerca de 28 aulas por semana, média de 4 por dia, venho evoluindo bastante na forma, técnica, beleza e prazer em minha dança. Tenho experimentado todos os ritmos oferecidos, com algumas preferências. Em suma, a ansiedade e a depressão esvaíram-se, o prazer de viver voltou a habitar em mim, estou inclusive começando a alimentar expectativas de futuros projetos envolvendo danças de salão. Finalmente, é com muita emoção e orgulho que agradeço, primeiramente, a minha filha que me convidou para morar em sua casa e me presenteou com algo intangível, de imensa valia; em seguida agradeço aos excelentes ( todos,sem exceção) professores, aos simpáticos e competentes colaboradores e aos adoráveis alunos (as) que dividem e completam comigo este maravilhoso espaço de conhecimento, alegria e prazer que é a escola de dança latina Valmir Secchi, estabelecida nesta espetacular cidade de Curitiba.

Natasha Hanrejszkow, Bailarina, performer, Artes, Hong Kong, Brasileira Em 2005, decidi que gostaria de dançar tango na minha festa de 15 anos. Liguei para todas as escolas de dança que eu consegui encontrar e escolhi o Centro de Dança Latina. A minha intenção era aprender a dançar tango, montar uma coreografia e voltar à viver a minha vida normalmente. A minha vida nunca mais foi a mesma. Eu desenvolvi uma paixão muito grande pela dança e em pouco tempo, eu já estava fazendo aula todos os dias, de todos os ritmos. Comecei a auxiliar nas aulas, entrei para a companhia de dança para apresentações e quando vi, já estava dando aula de dança. Todo o trajeto da minha vida mudou a partir daquela minha primeira aula de tango na sede do Champagnat Hoje, sou uma dançarina profissional, morando e trabalhando em Hong Kong. Atuo como performer, professora e coreógrafa. Sou muito grata ao CDLWS por todo o apoio e por sempre ter acreditado em mim e no meu talento!

Bruno Moleta, Arquiteto e urbanista, Diferentes escalas do espaço urbano, Curitiba As aulas da do Alto do XV mudaram a minha vida! Jamais imaginei que usaria meu corpo de forma tão harmoniosa como acontece hoje em dia Recomendo a todos! Aqui me sinto tão à vontade quanto quanto estou na casa do meu vô lá em Imbituva,Paraná (ahh, que saudade daquela terra e dos meus amados parentes que estou!!!) Enfim, recomento muito.

Mônica Malaguini , Adm., Comercial, Curitiba, Brasileira Estávamos procurando uma atividade para fazer com nossos jovens adultos da Comunhão Cristã ABBA e família , quando nos falaram desta escola e da oportunidade de trazer um momento de comunhão, amizades e muitas risadas. Fomos conhecer através de uma aula experimental. Nos apaixonamos!!!! Lugar agradável, profissionais exemplares e uma equipe totalmente preparada para nos atender. Começamos a aprender a dançar...ritmos variados, mas de extremo bom gosto, professores atenciosos. Estamos mais que felizes com a nossa escolha. Parabéns equipe da escola de dança latina Walmir Secchi. Super indico.

Paula Oliveira Baggio, Caixeira/Vendedora, Vendas/varejo, Curitiba - PR, Brasileira Caraaa... Sério. Cada aula é maravilhosa. Não​ supero esse sentimento que tenho no fim de cada aula... Felipe Mendes Vc arrasa... Prof maravilhoso, atencioso, exigente e divertido! Eeee estou amando Aprender a dançar foi a melhor escolha da minha vida... Eu me descubro a cada aula..... É um sentimento que não​ dá para​ explicar, não​ cabe dentro de mim. ... Rsrs Me sinto realizada!!! Recomendo!! :)

Ariane, Analista de Sistemas, Analista de Sistemas, Curitiba, Brasileira Conheci o CDLWS por intermédio da amissíssima amiga Janete, fazer aulas nesta ecola veio a complementar meu amor pela arte da Dança. Saindo de um período de depressão, as aulas me devolveram o ânimo, a autoestima, também parei com os medicamentos antidepressivos e ansiolíticos. Aberta à novas amizades, re-encontrei um amigo da Faculdade, profissionais fantásticos, alto astral e de muita competência. Recomendadíssimo !!! Parabéns a toda equipe.

Erick Bowen, Mestre do Ballet Internacional, Ballet, Curitiba, Sulafricano Para melhorar o meu conhecimento de dança que eu fui falar com o professor Valmir Secchi Escola de Dança Latina em Curitiba. Eu convido você para assistir a algumas aulas con diferentes grupos de diferentes estilos. Tremendo incapaz de se adaptar ao estilo de dança, que diferem grandemente Ballet, Professor Valmir Secchi me fez sentir muito bem e relaxado em suas aulas, me senti feliz e goste muito. Seu método de ensino é excelente e de qualidade como mestre insuperável; sempre cordial e muito dispostos a partilhar os seus conhecimentos, que são altamente profissionais. Dança Latina é uma das melhores escola de dança em Curitiba com um elevado nível de qualidade profissional. Se não houver nenhum desejo de dançar melhor lugar do que da escola do professor Valmir Secchi. Como professor e Bailarino profissional, do África do Sul recomendo de todo coração. E uma excelente escolha. Erick Raymond Bowen Ballet Master/Cecchetti (Associated Teaching Diploma) / Vaganova Choreograper/Repetiteur/Repositeur Miembro CID Unesco/The International Dance Council

Rafaela Rigo, Militar, Curitiba, Brasileira Comecei procurando por escola de dança latina, olhava a página do CDL Walmir Secchi e ficava namorando, criando coragem pra procurar e começar. Demorei muito, mas quando finalmente tomei iniciativa, eu e meu marido procuramos a sede do Alto da XV, onde fomos super bem recebidos e muito bem atendidos... então pensei, por quê não começamos antes? As aulas do alto da XV são maravilhosas e com a profe Ivone então, nem se fala. Super paciente pra nos explicar os movimentos, não tem quem não aprenda! Dançar é vida! A turma do alto da XV é uma segunda família!!! Adoro e super recomendo!!

Valdenize, Professora , Ginástica Rítmica e Dança, Curitiba, Brasil Começo pensando e relembrando toda minha vivência em áreas que envolvem a DANÇA: Graduada em Educação Física, Pós-Graduada em Ginástica Rítmica, ex-atleta da modalidade, bailarina de Jazz. Estou neste meio desde muito cedo e quanto mais o tempo passa mais me apaixono por tudo isso. Por muitos anos ginasta (hoje treinadora), depois bailarina de ballet e jazz, até que por indicação de amigos conheci o CDLWS. Fui chegando bem devagar, conhecendo este "novo" mundo da dança, onde já não se dança e não se fica mais sozinho. Além de um ambiente acolhedor o CDLWS tem um algo a mais: aqui TODO MUNDO aprende a dançar. Com a experiência e toda competência, o Prof Walmir me recebeu muito bem, dividindo seus conhecimentos e abrindo portas para que eu pudesse dividir também com todos os alunos minha vivência da dança. Serei eternamente grata por isso! Dançar é uma arte. Dançar acalma e, independente do ritmo, te alegra e te faz bem. Dançar liberta o corpo e a mente. Aprender a dançar é um desafio incrível! Por fim, minha vontade é que todos possam ter esta experiência em vida pois acredito que "perdido é aquele dia em que não se dançou nem uma vez".

Marybel Gutierrez, Professora de Idiomas, Porto Alegre, Brasileira / Espanhola Sempre é um prazer e alegria enorme poder viajar até Cutitiba para dançar, dançar e dançar. Toda a equipe sempre me recepciona com muito carinho, profissionalismo e de braços abertos. Obrigada à todos vocês, que estão sempre trabalhando nos finais de semana com muita energia e alegria para que nós possamos ser cada vez mais e mais felizes. ♡ Com muita admiração e respeito pelo trabalho de todos, Marybel Gutierrez (English Teacher & Salsa Dancer)

Amanda Ziliotto Kretschmer Detzel, Advogada, Curitiba, brasileira Eu e meu noivo, chegamos a escola totalmente desesperados, faltando menos de 3 semanas para o casamento e sem ter ideia do que iríamos fazer na hora da valsa dos noivos... Falamos com o Walmir que nos acolheu e fez um plano de aulas, que ele mesmo chamou de Operação de Emergência. Em praticamente duas semanas ele desenvolveu uma coreografia básica e linda perfeita para nós dois!! Dançamos tranquilos e seguros e a dança ficou incrível, muito além de nossas expectativas!! Gostaríamos de agradecer ao Walmir e a sua equipe pelo atendimento e paciência. Amanda e João.

Carolina Schmidt, Farmacêutica, Oncologia, Curitiba, BR Fizemos aulas de tango em grupo e também particulares com o Walmir Secchi junto com a Thami. O resultado foi um tango maravilhoso que deu o que falar em nosso casamento. Escolhemos a música que quisemos e conseguimos manejar os horários das aulas particulares conforme nossa disponibilidade - que na época não era muita. Foi muito divertido, nada desesperador. A coreografia foi montada para nós e para nossa música de escolha, o que é magnífico, sendo que o Walmir tem excelentes olhos para coreografar o que ficará lindo para quem. A evolução nas aulas particulares é muito grande e muito rápida. Além da coreografia linda no casamento, fizemos dois novos amigos, que estiveram presentes nesse momento tão especial. Recomendo! ...Acho também que nunca é tarde para começar... e que com o Walmir, todos conseguem aprender. Ele sempre sabe como.

Diba, Consultor de Empresas, Optica, Curitiba, Brasileira Quando iniciei na Dança de Salão em 2013, encontrei nesta Escola um ambiente extraordinário, excelentes professores e principalmente um acolhimento que em poucas escolas posteriormente encontrei. Nesta iniciação gostei muito desta atividade, onde aprendi a dançar ( Básico e claro, rsrsr ), cuidei de minha saúde e principalmente conheci muitas pessoas e fiz muito amigos. Obviamente que poderia ser por conhecer somente uma escola ! Mas não foi o que aconteceu, no inicio de 2015 fui para o Estado de Minas Gerais , onde fiquei por três meses viajando pelo estado inteiro. Neste período visitando varias escolas de dança em diversas cidades fazendo aulas avulsas. Após este período fui transferido para São Paulo – Capital, ficando mais oito meses, também da mesma forma visitando, aulas avulsas e me matriculando em algumas escolas desta capital. Neste período vinha aos finais de semana para Curitiba. Por ultimo agora em 2016 fui para Salvador – BA, onde da mesma forma tentei algumas escolas, não sei onde dizem que e a capital da cultura, rsrsr. Sempre procurando distração, conhecimento e principalmente acolhimento. Toda esta experiência fortificou minha opinião sobre o CDL de Curitiba. Realmente a melhor escola de Dança de Salão do Brasil, pois se nestes três grandes centros não encontrei nada comparável, sinal que no resto do Brasil também não há! Fui em mais de 50 escolas certamente. A escola completa, onde se aprende a Dançar com facilidade, tem um ambiente acolhedor, metodologia de presenças nas aulas de acordo com minha disponibilidade, excelentes professores e uma equipe de retaguarda magnífica. Parabéns CDL, como disse em outro depoimento, deveria ter iniciado com vocês há muito tempo. Obrigado por me fazer sentir sempre saudades!

Vera Lúcia Domakoski, Professora, Educação Física, Curitiba, Brasileira Certo dia, o Prof Walmir Secchi, do Centro de Danças Latinas, pediu-me que eu fizesse um pequeno depoimento sobre o que a Dança de Salão representava para mim. Foi aí que o problema começou. Como fazer um "pequeno" depoimento se existe tanta coisa envolvida nesta atividade? Então, decidi resumir em uma única frase. Para mim, DANÇAR é sinônimo de VIVER. Sou professora de Educação Física e, após me aposentar, resolvi ingressar no CDL, onde encontrei excelentes profissionais, não somente no corpo docente mas também no pessoal de apoio, incluindo ainda alegres e contagiantes grupos de amigos. Foi lá também que conheci o Prof Eduardo Silva que fez com que eu me apaixonasse pelo TANGO. É claro que adoro todos os outros ritmos mas o Tango, além dos inúmeros benefícios físicos e psicológicos, nos proporciona um grande bem estar espiritual, pois é o ritmo que mais nos faz trabalhar a alma.

ARY JOSE MACHADO, VENDEDOR, COMERCIO, CURITIBA, BRASILEIRO A mais ou menos 1 mês uma amiga me levou para fazer uma aula experimental nesta escola, pois eu estava precisando melhorar minha autoestima. No mesmo dia fiz minha matricula. A maneira como fui recebido pelo Walmir e demais professores,mostra a preocupação da escola com seus alunos, um ambiente leve divertido,agradável, porem sério,muitas opções de ritmos para todos os gostos. Percebi que a dança me deu novas perspectivas de uma vida social mais emocionante. Tenho certeza que minha vida pessoal vai dar uma guinada de agora em diante. Parabéns Walmir e todos da escola. Estou muito feliz. Obrigado.

Liz Tucunduva Santos, Nutricionista, Farmacia Judicial do Estado, Curitiba, Brasileira Sempre gostei de dançar e já havia feito outras modalidades de dança. Durante anos me distanciei, e sentia uma falta imensa. A mais ou menos um ano atras procurei o CDLWS e comprei o pacote de aulas. Consegui fazer apenas 3 aulas e tive que trancar o curso. Horários que não batiam e problemas com pessoas que insistiam em não entender aquela necessidade de sentir a musica, de expressar os sentimentos através de movimentos. Tanto tempo depois resolvi que iria voltar, independente do que ou quem. Fui recepcionada pela Estela na sede do Alto da XV, que mesmo tendo me visto apenas naquelas 3 aulas muitos meses antes, lembrou-se de mim. Agradeço imensamente o carinho que fui recebida e pelos puxões de orelha quando perdi aulas. É o tipo de pessoa que está no lugar certo principalmente por mostrar respeito e carinho pelos alunos. Já havia visto alguns vídeos sobre um ritmo chamado Bachata e então experimentei a aula do Professor Eduardo e sua aula animada, enérgica e divertida. Pena que, por ser tão boa, o tempo passa muito rápido. Me apaixonei. Ficaria horas dançando. E logo depois conheci o zouk. Uma dança que eu também já havia visto em alguns lugares e eu pensava ser quase impossível de ser dançada: jamais conseguiria dar aqueles "nós", mas resolvi tentar, também com o professor Eduardo, que pacientemente mostrou de que sou capaz. Me encontrei. Achei meu lugar que havia se perdido num final de relacionamento traumático. A sede do Alto da XV virou quase uma segunda casa, onde me sinto extremamente bem vinda. Mergulhei nesse mundo magico do qual espero nunca mais ter que sair. Um vício, uma fuga. Horas de paz. Paixão. Dançar despertou tantos sentimentos lindos que fica difícil descrever. E agora agradeço a abertura da turma de zouk do professor Otavio, que virá completar meus dias.

Raquel Patro, Programador/Webdesigner, Internet, Curitiba, Brasileira Fui iniciada na dança de salão por intermédio do professor Pedro, que dava a aula ritmos, na Academia onde pratico musculação. Em suas aulas, ele colocava os passos básicos dos diferentes ritmos em suas coreografias e sempre nos convidava, às suas alunas, a conhecer o Centro de Dança Latina Walmir Secchi, onde dava aulas regulares de dança de salão. Numa dessas eu fui e me encantei. Eu nunca tinha dançado na vida, nem balé ou jazz, que é comum para as meninas na infância. No entanto, mesmo sem a menor noção de como dançar, participei de um dia de programação especial e foi amor à primeira vista! Em tempo, à época eu era uma pessoa triste, infeliz no casamento, e como havia me mudado há pouco para a cidade de Curitiba, tinha poucos amigos. A dança de salão me propiciou ver a mim mesma e à vida com outros olhos. A melhor terapia! Minha auto estima deu um salto. Percebi que eu podia dançar e que merecia ser feliz. Fiz muitos e bons amigos. Pedi o divórcio e encarei minha nova vida de frente. Não percebemos os benefícios da dança de salão até experimentar. Temos a idéia de que é uma arte ou esporte para poucos, apenas para pessoas com habilidade e talento natos. Que engano! Através da dança de salão começamos uma profunda jornada de autoconhecimento e entendemos nossa relação com as outras pessoas. Além das inegáveis vantagens à saúde, com consistentes ganhos de equilíbrio, postura, coordenação motora, consciência corporal, força, capacidade aeróbica e flexibilidade. Tudo de uma forma natural e prazerosa. E essa é a melhor parte! Descobri capacidades que sequer sabia que existiam e a cada aula sinto que me aperfeiçoo. Uma das habilidades mais interessantes é a percepção do outro através do tato, do olhar, do movimento e da respiração. Sem que o cavalheiro diga uma palavra eu aprendi a entender que tipo de resposta ele deseja na dança e isso é simplesmente incrível! Como trabalho como autônoma, com horários inconstantes, a flexibilidade de horários da escola permitiu que eu fizesse as aulas quando pudesse, até mesmo pela manhã, sem a rigidez de turmas fixas. O que seria impossível em qualquer outra escola. Agora me vejo como outra pessoa. Muito mais feminina, segura, realizada, feliz e cercada por essa grande família que é a equipe de funcionários e professores do CDL Walmir Secchi. Cada um com seu jeito único de transmitir a paixão pela dança. Com uma paciência incansável e uma metodologia que se adapta desde o aluno iniciante ao mais experiente. Conquistaram uma amante da dança para a vida toda.

Andressa Dalle Corte Galvan, Estudante de Medicina, Curitiba, Brasileira O sentimento que tenho quando estou dançando é inexplicável. Conheço esse mundo da arte desde que me conheço por gente e tive inúmeras experiências no ramo. Entrei no CDLWS com o intuito de relaxar e expandir meus conhecimentos e acabei ficando! Em meio a tantas provas de vestibular e muitas horas de estudo, chegar nessa escola para dançar foi a melhor decisão que tomei. Criei um amor enorme pela dança de salão e por todos que participam dessa família linda. Dançar ali me proporciona momentos que eu não acharia em outro lugar. A sensação de alívio e felicidade que sinto todos os dias após as aulas são essenciais na minha vida. O profissionalismo, a variedade de ritmos, a simpatia e hospitalidade da equipe me comovem. Agradeço principalmente ao Walmir, que me acolheu e ensina sempre com um sorriso no rosto. A cada dia tenho mais certeza que a dança é um estilo de vida que ultrapassa todas as barreiras e que a cada momento nos desafia a sermos melhores do que o dia anterior. Como diria a grandiosa Marta Graham: “A dança é a linguagem oculta da alma”.

Mariana fusco, Atriz, 26, Curitiba, Brasileira Começei a ter aula com o Wamir em 2015 , procurei a escola Por ser a unica em Curitiba a ter Zouk , para aprimorar a técnica e aprender novos passos, Adorei cada momento, resultado foi rápido, e além de um clima descontraido Walmir é muito paciente até que os alunos peguem o exercício , as aulas sempre com sequência da anterior e sempre me estimulando a nao perder a seguinte , sempre com desafio em qualquer nível que o alunos esteja , pois sempre tem a divisão de níveis obtendo maior desempenho e aproveitamento das aulas de dança , a escola e os professores muito atensiosos, e por me sentir "em casa" , ver mudanças no meu corpo, maior equilíbrio e agilidade experimentei outros rírmos que como atriz auxilia no Meu trabalho ter um conhecimento em geral.

Jorge Alfredo, Engenheiro, Curitiba, Peruano A danca ajudou no domínio do meu corpo,dança me faz feliz. O espaço é ótimo, professores são legais!!!

JOSE ERCOLI, EMPRESARIO, PRESTAÇAO DE SERVIÇOS, CURITIBA, BRASILEIRA depois de muitos anos relutando para ingressa numa escola de dança, finalmente fui convencido por algumas pessoas que praticar aulas de dança seria muito bom e prazeroso para minha auto estima e saúde. Hoje, depois de alguns meses frequentando as aulas do Centro de Danças Latina,percebo que tanto minha auto estima quanto, meu condicionamento físico, estão com senssível melhora, além disso tudo estou feliz com as novas amizades que adquiri neste período. Além de tudo aquilo que mencionei acima, ainda quero agradecer a equipe da escola pela ajuda que todos estão se dedicando para fazerem de seus alunos os melhores possíveis. Grande abraço a todos. JOSÉ ERCOLI.

Alessandra Fonseca, Advogada, Curitiba, Brasileira Eu sempre gostei de dançar. Sempre estive envolvida com algum tipo de dança durante a vida, mas danças que dançamos sozinhos, como o jazz e a dança do ventre, pela qual eu nutro imenso amor! Meu pensamento sobre a dança de salão era enfeitado por alguns elementos: admiração, curiosidade, e até um pouco de medo por ter que “dividir” meu “momento dança” com um par. Mais que isso, eu nem tinha um par para levar comigo. Então, a primeira alegria ao chegar no CDLWS foi não precisar trazer um par! Comecei com o zouk, interessei-me pela salsa, apaixonei-me pelo bolero! Fui descobrindo um pouquinho mais sobre mim em cada um dos ritmos. Acho que já dancei de tudo um pouco aqui, por isso, já consigo eleger meus preferidos. Posso dizer seguramente que a dança de salão me ajudou a eliminar uns quilos a mais que não gostavam de mim, e desenvolveu em mim um potencial de flexibilidade para me relacionar com o meio social e na resolução de problemas cotidianos. Posso dizer também que a dança de salão se integrou na minha vida de forma que até a minha agenda de trabalho e compromissos é organizada de acordo com os horários das aulas que frequento. De repente, meu círculo de amigos cresceu! Eu já era gente de riso fácil; agora, rio ainda mais. Já não fico cismada em dividir meu momento dança com ninguém, e o melhor: sempre tenho par! Fico muito feliz por ter conhecido este lugar e toda esta equipe, em especial, o querido professor Thiago, que me incentiva, elogia, puxa orelha de vez em quando; o querido professor Octávio, que me ensinou quase tudo o que eu sei, e continua me ensinando com carinho, espero que por muito tempo; a Kely, que sempre me recebe com sorriso largo! Que a minha história com a dança seja longa, porque dançar me faz melhor: dançar me faz feliz!

Andreia Zaneti Martins, Estudante, Educação Física, Curitiba, Brasileira Sem dúvida, a dança é uma das melhores coisas que aconteceram na minha vida. Faço dança desde os 7 anos de idade, e nunca imaginei o quanto a dança se tornaria tão importante pra mim. Eu era uma criança bem gordinha, e com isso, sofri muito preconceito, como tantas outras pessoas que são consideradas “fora do padrão” sofrem, quase não tinha amigos e era alvo de muitas piadas e comentários maldosos. Meus pais sabiam que eu sofria muito por ser assim e resolveram me levar pra uma aula de dança, no começo não queria ir, pois tinha muito medo de ser rejeitada pelos outros. A princípio, comecei a fazer aulas de folclore italiano e acabei gostando muito, vi que ao dançar todo aquele sentimento ruim que sentia ia sumindo cada vez que ouvia e me movimentava conforme a música. Peguei gosto e comecei a fazer outros tipos de dança, dança do ventre, que amo muito e faço até hoje, jazz, moderna, entre outras, experimentei de tudo e amava todas as aulas que fazia. Comecei a perder peso e isso me deixava muito feliz, fiz mais amizades, me sentia realizada ao fazer uma aula de dança. Já tinha experimentado vários tipos de dança, mas ainda faltava fazer uma aula de dança de salão. Conheci o CDLWS há alguns anos. Lembro até hoje que quando descobri a escola eu sempre pensava: “um dia vou fazer aulas lá, demore o tempo que for, mas um dia irei dançar lá também”. E isso nunca saiu da minha cabeça... Até que um dia me surgiu a oportunidade de fazer a tão esperada aula de dança de salão, e no CDLWS! Como gosto e estou sempre buscando novos conhecimentos na área da dança, fiz o teste, passei e comecei a fazer o Curso de Dança Moderna da UFPR, lá tinha aulas práticas e teóricas de dança - Teoria do Movimento e Anatomofisiologia aplicada à dança, aproveitei tudo e fiz todas as aulas que podia fazer. As aulas teóricas eram abertas pra comunidade também, haviam várias pessoas de diferentes idades, estilos e experiências em dança, e lá estava a Cris.. Uma mulher incrível, linda por dentro e por fora... E conversando com ela descobri que ela era professora do CDLWS!! Fiquei muito feliz em conhecer ela, porque foi através dela que conheci o Walmir. Desde a primeira aula que fiz no CDLWS eu me apaixonei, fiquei realmente encantada com tudo, os ritmos, os professores, TUDO! O Walmir é um professor sensacional, me ajudou e está sempre me ajudando, ele tem um coração enorme e muito bom, sinceramente, não tenho nem palavras pra dizer o quanto eu o admiro, sou muito grata a ele por tudo! Além de ótimo professor, é fonte de inspiração pra todos que já foram e são alunos dele! Sou fã! Todos os professores da escola são demais também, cada um com seu jeitinho me fez ficar cada dia mais apaixonada pela dança! Recomendo a todos a fazerem aulas no CDLWS, é uma escola onde o aluno aprende de verdade, seja o aluno que já dança ou aquele que nunca dançou na vida. Tenho certeza que todos que já fizeram pelo menos uma aula no CDLWS se apaixonaram pela dança assim como eu! "Não podemos comprar a felicidade, mas podemos fazer aulas de dança, que é a mesma coisa!"

TALITA SILVA, Estudante, Educação Física, São Bento do Sul, Brasileira Minha experiência no CDLWS foi nota MIL! Me senti em casa desde o primeiro dia. Atendimento acolhedor e diferenciado com certeza! A estrutura da sede champagnat é incrível, muito bem conservada e arejada.... e sempre com uma energia muito gostosa. O Walmir é muito acolhedor, fui atendida com muito carinho e inspirada por ele a desenvolver mais a minha aptidão pela dança. Sou muito agradecida por cada palavra de incentivo e cada crítica construtiva. Os professores cada um com um perfil, mas a competência e alegria são qualidades que encontrei em todos! Meus horários bateram mais com as aulas do Prof Haryel, gente finíssima e com uma forma de ensinar que despertou o melhor de mim em todos os meus 3 anos de dança! Uma inspiração ímpar. Gostaria muito de poder participar da Noite Latina, mas não surgiu a oportunidade ainda, estou aguardando. Infelizmente tive que diminuir minha frequência nas aulas devido a mudança de cidade, mas isso com certeza não vai me impedir de todo mês que estiver em Curitiba passar no CDLWS e tirar o pó do salto e dar um abraço em cada um dessa escola que marcou a minha vida na dança. Com certeza. amo fazer parte <3

Maria Lúcia Queiroz, Servidora Pública, Analista Judicial, Curitiba, Brasileira Ambiente bacana, funcionários gentis e ótimos professores, tornando ainda mais agradável a prática dessa fantástica arte que é a dança. Não importa o nível em que o aluno se encontra, a diversão é a mesma! Realmente vale a pena.

Josiane becker, Vendedora , Industrial , Curitiba , Brasileira Estou adorando participar das aulas do CDL Walmir Secchi, o sistema de cartão nos possibilita participar de vários estilos de dança e nos demais endereços. Mas não posso deixar de elogiar o trabalho dos professores, em especial a professora Ivone com suas aulas alegres e o ótimo atendimento da Estela na recepção.

Regina Figueiredo, professora, CURITIBA, brasileira Sou aluna do Prof. Daniel, há 5 anos, e fui pioneira por ocasião do funcionamento do Nucleo de Santa Felicidade. Já faço Pilates há 20 anos, e o considero um professor ímpar. Mesmo agora, tendo que sair mais cedo para deslocar-me até o Champagnat, continuo firme nas aulas, que também faço por recomendação médica, para combater uma artrose no joelho, que está assim dominada. Parabéns ao Dança Latina pela qualidade das aulas, e excelência do Professor !

Alexandre Pasquali Silva, Estudante, Admnistração de Empresas, Curitiba, Brasileiro Minha experiência com a dança de salão é fantástica. Assim como o diamante bruto é lapidado foi minha evolução na dança de salão. Muito mais do que passos e coreografias, aprendi a cortesia, a elegância, a paciência e a aceitação de outrem. Sentir essa energia boa que parece pulsar como um enorme coração me faz sentir vivo. Agradeço a todos os professores e amigos que me ajudam nessa caminhada.

Lucrezia Vargiu, Médica, Otorrino, Curitiba/Roma, Italiana oiiiii boa noite gente!... o que eu acho e.... che è la scuola di ballo migliore del Brasile!!! os professores são fantásticos e todos os funcionários são muito agradáveis! O sistema e a metodologia da escola são ótimos e os horários flexíveis, uma coisa fundamental para pessoas que tem um trabalho com horários que mudam cada dia .. uma oportunidade ótima pra mim (que sempre dancei as danças caribenhas)...para conhecer novos tipos de musicas e aprender o samba e a lambada...beiiiijos!!... numa palavra.. DANÇA E ESTILO DE VIDA! ...Lu!

Luiz Henrique, advogado, Curitiba, Brasil Tenho frequentado as aulas de pilates com o professor Daniel e posso assegurar, é muito bom. Recomendo a todos.

Marina Zaniolo Renaux, Estudante, Curitiba, Brasileira Dança, para mim, vai além de um hobby. Dança é um estilo de vida, uma religião. Quando danço, atraio uma paz tanto interior quanto exterior, minha alma se renova. A partir do momento que comecei a ter aulas no cdlws, passei a ver a dança de outro ângulo que anteriormente não tinha visto, e por isso sou muito grata. Cada profissional da escola traz algo novo e diferente dentro desse estilo de vida e cada aula é um aprendizado e uma nova experiência. Para finalizar, deixo meu profundo agradecimento por me proporcionarem essa diferente forma de ver a vida.

Vaudecleia Castro Marcelino , secretaria, saude, Curitiba , brasileira Cheguei devagar, bem tímida e de primeira não tive coragem de fazer a primeira aula, mesmo sendo tão bem recebida pelo professor do dia e a Estela, que meu deu a maior força pra começar. Naquele dia fui pra casa, bastante animada, mas, com aquele medinho bobo de começar, mas consegui, voltei pra próxima aula e nunca mas parei, fiz muitos amigos, comecei a sair pra dançar, aprendi a dançar e me sinto ótima a cada dia, completei sete meses de verdadeira paixão e comprometimento pela escola. Obrigada a todos q fazem parte do CDLWS, vcs fazem parte tb da minha vida.

Gracielly Nunes, Tec. radiologia, saude, curitiba, brasileira Fazer aula de dança é muito bom pra alma. É uma forma de desestressar, dar risada, fazer novas amizades. É bom também para o corpo, pois o sedentarismo vai embora. Quem começa... não que parar.

Bruna Klein Casari, Coordenadora de RH, Industria, Curitiba, Brasileira Queremos agradecer de coração ao Centro de Dança Latina, mas principalmente a professora Cris Pereira por toda sua dedicação, pela delicadeza que sempre nos atendeu, pela paciência em cada aula, pois através da dança pudemos demonstrar aos nossos convidados um pouco de nossa felicidade. Obrigada Cris por tornar nossa festa ainda mais linda e mais divertida com a dança que você nos ensinou... Nossos convidados adoraram a dança. Beijos

Aloisio Gomes de Faria, Servidor Público Federal, Educação , Curitiba, bras “Conheci a escola há 9 anos. Sempre me interessei por dança de salão, mas achava que aprender dança de salão era algo muito difícil ou que eu precisaria ter uma parceira para levar comigo e fazer as aulas.No entanto, me surpreendi com essa escola, muito flexível em horários, locais, ritmos e Bons professores para todos os ritmos! E melhor ainda, eu poderia ir sozinho, não ter uma parceira não impedia! No inicio achei um pouco desconfortável, fazer aula com pessoas que já dançavam a tempo, mas Logo percebi que essas alunas mais experientes vinham a somar com os professores e que no início, quanto mais aula eu fizesse mais domínio eu teria, não só do próprio corpo mas também na condução para executar novos movimentos que eram passados! Hoje tenho que confessar, foi uma das melhores coisas que fiz na vida, ter aceito o convite para conhecer essa escola!

Marcela Goulart, Enfermeira, Curitiba, Brasileira Conforme prometido, lá vai meu depoimento. Dançar foi uma das melhores coisas que eu já fiz na vida. No início eu pensava "Ah se eu sair daqui sabendo fazer dois pra lá, dois pra cá, já está ótimo. " Porque quem me conheçe sabe, que a dança jamais foi uma de minhas habilidades. Com o tempo, fui descobrindo que dois pra lá, dois pra cá, era muito fácil, foi aí que me apaixonei e a cada dia desejava aprender mais e mais! Lá se foram 3 meses, 11 kilos, momentos maravilhosos, realização pessoal, confiança, auto estima e mais uma imensidão de sentimentos, que se for explicar ficaria horas escrevendo. E aí vai a minha mais profunda gratidão aos responsáveis por tudo isso: Ao Professor e amigo Pedro Zacarias Silva, obrigada você foi o primeiro a me fazer acreditar que eu sou capaz e principalmente por não me deixar desistir. Ao Professor Thiago Secchi , foi ele quem me ensinou mais da metade de tudo que eu aprendi até hoje. Obrigada pelas tardes de risadas, conversas e parceria. Nós realmente éramos amigos e com você eu pude aprender muito além da dança! A minha amiga Gra Siegel, obrigada por dividir comigo suas tardes, seus sentimentos, suas histórias e até suas lágrimas. Ao Professor Haryel Silva, por exigir de mim o melhor de tudo que eu venho apredendo até aqui. Ao Professor Walmir Secchi, pela generosidade de repetir os mesmos passos há mais de 20 anos, como se fosse a primeira vez! Eu te admiro muito por isso! A professora Thamilla França, pela humildade de sempre me dizer que ela também está aprendendo, confesso que eu me sinto muito mais segura ao saber disso. Enfim agradeço todos que eu tive a oportunidade de conhecer, aos cavalheiros que sempre compartilham esses momentos comigo, aos amigos, há todos vocês que fazem parte dessa minha nova história! PORQUE QUEM DANÇA É MUITO MAIS FELIZ!!!!

Samyra Rassy, Advogada, Curitiba, Brasileira Ainda menina, descobri a dura e disciplinada rotina do Ballet Clássico, Jazz e Sapateado. Meus pés cansaram e ficaram calejados, mas eu e a dança nos escolhíamos todos os dias. Por motivos alheios a minha vontade, precisei fazer escolhas que me tiraram desse maravilhoso mundo dos movimentos. Meu reencontro com "Ela" não poderia ser diferente, e nem poderia ter sido em lugar diverso do que foi. Tenho pela dança um amor correspondido, e tenho descoberto o prazer dos novos recomeços, dessa vez, com algo novo, a Dança Latina. Certamente que estou no melhor lugar que poderia estar. À academia Walmir Secchi, meus sinceros agradecimentos.

Marcela Chinen Machado, Estudante, Geologia, Curitiba, Brasileira Comecei no Centro de Dança Latina Walmir Secchi fazendo aula de sertanejo com o Walmir. Cheguei a fazer aulas em outra escola mas não gostava do método de ensino, e as aulas com o Walmir me fizeram prestar atenção a cada detalhe do movimento, da postura, e isso foi muito importante para eu entender melhor os passos. Como se já não estivesse suficientemente satisfeita, conheci o meu amor, Gerson, nessas aulas, e há aproximadamente um ano e meio fazemos aula de sertanejo juntos, alternando entre as três sedes. A dança para mim foi paixão a primeira vista, o mais impressionante é que a dança te proporciona um exercício, arte, consciência corporal e prazer ao mesmo tempo. Quanto mais aprendo, mais quero me dedicar a cada aula e também conhecer outros estilos.

marrara, cabeleireira, cabeleireira, Curitiba pr, bra fui indicada por uma amiga p fazer aulas nesta escola .. nossa que maravilha .. meu estresss minha dor de cabeça foram embora, os professores sao òtimas animados là teu astral é outro, pra cima de bem com a vida e agente aprende mesmo, eu nao sabia dançar nada..muito bom indico sem medo bjus bjus bjus

Neila Modesto de Oliveira, Maquiadora, Salão de Beleza, Curitiba, Brasileira A cinco anos atras, estava em momento complicado, coisas que acontecem e fogem ao nosso controle. E claro nos entristece. O CDLWS foi de grande ajuda. Quando se encontra professores (em qualquer area e aula de dança não é diferente) que olha para seus alunos e fazem com que eles aprendam. Amo dançar e sempre achei que não tinha jeito algum para isso, mas com a paciencia do Walmir e do Professor Otavio pude perceber que todos podem. As aulas são muito bem aplicadas o passo a passo detalhado. Resumindo minha auto estima melhorou e muito. Me afastei das aulas por motivo de trabalho e hoje estou retornando porque com certeza se a intenção é aprender a dançar a melhor escola é o Centro de Dança Latina Walmir Secchi. Parabens ao Walmir e a todos professores desta escola que leva a sério seus alunos e defende com maestria sua categoria. Neila Modesto de Oliveira,55 anos,maquiadora-Curitiba-Brasileira

Álvaro Dirceu de Camargo Vianna Neto, Advogado, Advocacia, Curitiba, Brasileira Para muitas pessoas a valsa no casamento passou a ser simplesmente um “protocolo” a ser cumprido. Para outros mais “na moda” o legal é fazer uma coreografia. Mas para mim e para o meu marido, a dança dos noivos, era e foi muito além de um protocolo da moda a ser cumprido, pois o que apresentamos na noite do nosso casamento foi muito além de uma coreografia. Foi uma entrega mutua de alma, corpo e sentimento. Entrega do casal e dos professores. E foi no equilíbrio disso tudo que ao final o que se ouvia na festa era um coro cantando “mais um, mais um”....e que até hoje, ouvimos de convidados e pessoas desconhecidas que assistiram ao vídeo da dança. Essas aulas de superação, de vencer nossos limites, o cansaço, de encontrar o equilíbrio e a entrega perfeita como casal, da busca pela harmonia perfeita desde o encontro de olhares até o sincronismo nos pés, ficarão pra sempre em nossas memórias. Obrigada família CDL Walmir Secchi, este foi o melhor presente que os noivos e seus convidados ganharam na noite de 06/09/2014 Obrigado e um fraterno abraço Álvaro e Bruna

Patrícia Matos, Educadora Física, Curitiba, Brasileira Nasci em uma "família dançant"e, mas abandonei a dança, por não me sentir capaz, e nesse momento, todas as desculpas do mundo moderno são justificativas para não praticá-la. Com o passar do tempo me deparei com a ausência do encanto e da poesia da dança, porque ela nos permite o auto conhecimento, a mais pura pronúncia do corpo e a expressão da alma. A dança nos envolve com sua magia, nos estimula com sua música, nos traz a felicidade independentemente de qual o âmbito de nossa vida, e o importante é desfrutar de seus benefícios, se redescobrir e dançar a sua maneira, mas para isso é preciso se permitir! Hoje, pratico a dança, tornou-se uma opção de vida e um objetivo, que o CDLWS está me auxiliando a concretizar.

Tatiana, fotógrafa, fotografia, curitiba, brasiliera Conheci a escola há anos atrás. Sempre me interessei por dançar, mas achava que aprender danças de salão era algo difícil ou que eu precisava ter um parceiro para levar comigo e poder fazer as aulas. Bem, me surpreendi com essa escola, muito flexível em horários, locais, ritmos... professores maravilhosos! E o melhor ainda, eu poderia ir sozinha, não ter um parceiro não impedia que eu fizesse aula alguma! Passei por todos os ritmos, pude perceber qual a dança em que melhor eu me sentia... me descobri um pouco mais... eu diria que foi um processo de autoconhecimento, aliado a perda de calorias e trabalho muscular + liberação de endorfinas e alegrias... dançar é tudo de bom! Pretendo voltar em breve! :)

Beatriz Monteiro, Estudante, Curitiba, Brasileira Dançar é uma das minhas grandes paixões. Fiz ballet grande parte da minha vida, mas sempre quis dançar de tudo. Mas onde conseguir aulas de dança de salão? Não são só os velhinhos que dançam no baile da terceira idade? Não! Por indicação de uma amiga, descobri que o CDL está aberto pra todas as idades, à toda hora! Quebrando paradigmas com seus alunos e eventos, nas noites e nas aulas divertidas e dinâmicas! Não consigo ir com a frequência que gostaria, mas sempre planejo um intensivo de férias pra me aperfeiçoar e alegrar.

Cecilia pestana, Coordenação Pedagogica, Ensino EAD ', Petrópolis-RJ/ Mas moro em Curitiba-pr, Brasileira Comecei a dançar desde pequena e mesmo mudando de cidade sentia sempre senti necessidade de dançar. Procurei O CDL e toda equipe me recebeu de braços abertos, os colegas de sala também são super divertidos e animados. Fico contando os dias pra poder ir nas aulas pra dançar e deixar essa alegria que a dança me proporciona fluir na minha vida! Obrigada Walmir e Pedro pela paciência, competência e dedicação!!

Marina Jaouhari Solek, Estudante, Engenharia Civil, Curitiba, Brasileira A dança na minha vida foi mais do que uma simples mudança de hábito. Significou o começo de um amor por uma arte com a qual eu não tinha contato. E desde a primeira aula até hoje, depois de 4 anos, o CDL está presente nessa história. Aprendi muito aqui, além de que agora faço parte de uma outra família, a da dança. Espero continuar por muito tempo na escola aprendendo e me divertindo. Marco na minha vida.

marcos roberto dos santos, motorista, transporte de veiculos, curitiba, brasil bom, tudo começou numa tarde quando procurava algo pra fazer, logo depois de uma separaçao ,de um casamento de 12 anos, pois pra quem ja passou por isto ,sabe que, ficamos completamente perdido rss, entao achei um telefone pela internet e liguei, atendento uma pessoa como nome de walmir, que quando falei o motivo que procurava, ele logo me disse que nao prescisaria ter uma companheira pra fazer aula pos la teria pessoas (mulheres) tambem sem par , entao vez o convite pra conhecer e fazer uma aula experimental Entao la fui , muito envergonhado, timido , quando cheguei no interva-lo de uma aula e outra , vi algumas pessoas dançando e entao fiquei pior ainda pos todos ali estavam dançando muito bem, e fiquei pensando vixe nao vou ficar aqui pra passar vergonha, entao chegou o Walmir que falou vamos fazer uma aula entao, o como tinha mais pessoas ali que estavam fazendo sua primeira aula, criei coragem e fui, sempre achei que sabia dançar rsss, CREDO entao quando começei a aula vi que nao comandava nem meus pes rss direito nao tinha ou melhor rss nao tenho nem uma coordenaçao , entao o prof. (walmir) me colocou pra dançar com uma moça (que me deu ate do dela ) rss ela se chama BIANCA, pois ela tinha muita paciencia pois eu nao conseguia acertar nem um passo certa e ela com toda a delicadeza me conduzia , afim , quando acabou esta aula estava morto , suado, ofegante, mas mesmo assim feliz , entao vi que tinha feito a coisa certa e de emediato fiz a matricula, assim começou a mudar minha vida , passei a ser uma pessao muito mais alegre, mas dizer que e facil, nao e esta moça coitada sofreu mais algumas aulas comigo , ou melhor quase um cartao inteiro , nunca mais a vi , e aprendi muito com ela que teve uma paciencia incrivel, por isto hoje tambem tenho muita paciencia quando ficamos fazendo passo basico, para ensinar alguns que estao começando pois sempre lembro que tambem começei do mesmo geito, ou ate pior Mas no fundo nao estou ali pra aprender a dar um show, ser visto por todo mundo ou mostrar que sei fazer isto ou aquilo adoro ir as aulas porque quando estou dançando esqueço de todos os problemas, contas , brigas,namorada, filhos, sinto uma paz muito grande apenas me divirto e aproveito o momento , entao volto pra casa com a ALMA RENOVADA , pra começar tudo de novo muito obrigado a todos que fazem isto se tornar realidade, walmir , ariel , pedro , otavio, ana, e todos os outros professores a kely que toda noite recebe todos sempre com um sorriso

tania mara f santos, empresaria, saude, curitiba, brasileira O Centro de Dança Latina foi eleito por mim e minha família. a melhor Escola de Dança de Curitiba. Querem saber por que? Durante todos os dias aulas gostosas com professores extremamente treinados, com certeza os melhores. Diversos ritimos, ambiente ótimo, alunos de todas as idades, gente alegre, sorridente, tudo de bom. Lá durantes as aulas meu filho conheceu sua esposa, casaran-se em março deste ano. Eu e meu marido nos re-apaixonamos. Congratulações à toda Equipe do Walmir Secchi.

Adriano Soares, Ourives/restaurador, Jóias, Curitiba, Brasileiro Felicidade ao alcance das mãos, ter a oportunidade de expressar alegria com o corpo em movimento, sorriso estampado no rosto a cada descoberta do que podemos fazer nesse mundo mágico da dança, realmente não tem preço!

Guilherme Caruso, Empresário, Alimentação, Curitiba, Brasileiro Eu sempre sonhei em fazer uma bela apresentação na valsa do meu casamento. Quando eu e minha esposa ficamos noivos, resolvemos aprender a dançar, não apenas para o casamento, mas para não fazer feio em festas e bailes. Fizemos aulas semanalmente durante cerca de um ano e meio e, nos 3 meses que antecederam nosso casamento, fizemos aulas particulares com o Walmir. Ele nos indicou uma música, "Desde el Alma", pela qual nos apaixonamos assim que a ouvimos. A coreografia ficou perfeita. O método de ensino é excelente, e acabamos por fazer uma bela apresentação. Obrigado ao Walmir e a todos da equipe por terem nos proporcionado um momento tão especial!

NILSE REFFATTI SERVAT, ANALISTA DE SISTEMAS, COMERCIAL, CURITIBA, BRASILEIRA Adoro dançar!!! Em 2009 comecei a dançar no CDLWS. Na época não dancei por muito tempo como gostaria. Estou retornando agora em 2014. A escola é tudo de BOM. Oferece horário flexível, o atendimento dos funcionários é ótimo, sem contar com a incansável dedicação dos professores, que em si carregam a virtude da paciência, nunca se cansam de repetir, repetir, repetir... o passo básico quando a gente não aprende (... ou quando esquece rsrsr); sempre incentivando e compondo as diferenças - alunos iniciantes com mais experientes. Por vivemos num mundo de diferentes e diferenças, todos nós temos limitações cada qual dentro do seu grau. A dança possibilita estabelecer o reconhecimento do grau das nossas limitações e aí superá-las. Para aqueles que gostam da arte da dança assim como eu, e ainda não se permitiram dançar, sugiro deixar a preguiça de lado e SE vencer. O resto acontece!!! Acreditem... no CDLWS é possível aprender dançar qualquer ritmo... inclusive tango, que na minha opinião é um dos ritmos mais difíceis que eu conheço. Acredito que a vida é feita das nossas escolhas, muitas vezes perdemos oportunidades por medo de experimentar o novo. Nesta escola a oportunidade está sendo dada...

Allyne Janiski Caruso, Arquiteta, Arquitetura, Curitiba-PR, brasileira O CWLWS fez parte de uma época muito gostosa da minha vida. As aulas são uma delícia e quase não se vê o tempo passar. Os professores são super atenciosos e têm muita paciência com os alunos, já que não é todo mundo que nasce "pé de valsa". Comecei a frequentar as aulas porque eu e meu então namorado queríamos fazer alguma atividade juntos. Um dia, logo após sairmos da aula o "namorado" resolveu me pedir em casamento e já começamos a planejar uma dança bem especial para O dia. Além de fazer as aulas normais, tínhamos aulas particulares com o Walmir, que ensaiou exaustivamente conosco, independente de horários e aulas, até que a dança ficasse perfeita. E valeu a pena: todos os presentes na nossa festa disseram que foi a dança de noivos mais linda que já presenciaram! Parabéns a toda equipe da escola pelo profissionalismo, dedicação e amor pelo que fazem!

Cris Pereira, Professora da escola, Curitiba Eu poderia talvez escrever um livro sobre a minha trajetória dentro da dança e dentro da escola, mas não vou falar sobre mim, além do fato de que eu estou na escola desde 2005, que me formei com o Professor Walmir e que criei grandes laços de amizade e afetividade dentro dessa grande família. Quero mesmo falar do que vi, senti e vivi! Depois de um certo tempo dando aula, assim que me encontrei como professora de coreografias para noivos e debutantes, senti o quanto era maravilhoso trabalhar com isso, o quanto era gratificante poder fazer parte de um dos momentos mais precisosos da vida dessas pessoas. É muito difícil transpassar algumas barreiras que determinadas pessoas criam quando entram numa sala de aula e que nunca tiveram contato com as técnicas da dança. Muitas chegam com a opinião pré formada de que não sabem nada, é desengonçada, dura ou mole demais, não vai conseguir, vai ser o pior aluno que eu já tive e coisas do gênero. Sim, muitas vezes as pessoas têm realmente muita dificuldade, são tímidas demais, ansiosas, inseguras, sem tempo e por isso mesmo procuram ajuda profissional. Aí começa a parte legal!! Conforme as aulas vão acontecendo, a pessoas vão descobrindo, sem excessão, que são sim capazes de dançar e dançar muito bem. Conforme o tempo vai passando, as pessoas começam a sair da casca, começam a ter outras percepções, começam a confiar mais em si mesmas, dominam o tempo, a música, o corpo....se são ansiosas demais, aprendem a dominar a ansiedade, se são retraídas demais, começam a enfrentar a timidez. É uma revolução na vida das pessoas, é uma turbulência de energias, é uma mudança efetiva. É o fantástico mundo do auto conhecimento!! Sou Naturopata por formação, pós graduada em Fitoterapia Aplicada, mas minha paixão e ocupação é a Dança e na minha opinião a dança deveria ser considerada como medicina preventiva.

Graziella Matra Minutillo, Cerimonialista, Eventos, Curitiba, Brasileira A Escola Walmir Secchi é um escola que recomendo e indico pelas variedades de ritmos e dinamismo que ela possui. Seus pontos de localizações são estratégicos para que possamos realizar aulas dentro das suas filiais. O Atendimento é excelente, os professores são altamente qualificados para criar coreografia as nossas clientes noivas que recomendamos a escola. Parabéns a todos pelo profissionalismo, atendimento e carinho com nossas noivas.

Bianca Matt, Estudante, Sistemas de Informação, Curitiba, Brasileira A minha relação com a dança está diretamente ligada à minha vida de estudante. Comecei a dançar há três anos com o objetivo de "aliviar o stress pré-vestibular". Sempre gostei de dança (até fiz aulas de ballet quando criança), mas não conhecia nada a respeito dos ritmos latinos. Entrei na escola "de curiosa" e minha primeira aula foi de Lambada-Zouk, com o professor Haryel. Mesmo não tendo conseguido acompanhar muito bem no começo, pois nunca havia dançado Zouk na vida, me apaixonei pela dança de salão no primeiro passo. O vestibular passou, mas a dança, nunca! Além de aulas de dança, encontrei na escola, e principalmente no professor Walmir, um apoio emocional enorme, que, sem dúvida, foi fundamental para que eu conseguisse enfrentar com mais tranquilidade os "trancos e barrancos" do início da faculdade. Hoje vejo a dança como algo que traz benefícios não só físicos, mas também mentais, e que, além de tudo, traz a possibilidade de conhecer pessoas novas a cada aula e, consequentemente, fazer amigos também. É algo que me desafia a sempre querer fazer melhor e dar o melhor de mim. É um vício bom: quem começa, dificilmente consegue parar.

Vall Plantes Maoski, Curitiba, Brasileira Procurei a dança para amenizar um quadro de depressão grave pela perda do meu esposo em um acidente, foi a melhor decisão que tomei, os resultados são visíveis, voltei a ter o brilho no olhar, melhora na autoestima e no convívio profissional e social. Conquistei novas amizades. Além de ser um ótimo exercício, dançar faz bem para a alma! A dança provoca risos, alegria, melhora o físico e estimula os sentimentos, e quando nos sentimos bem, conseguimos enfrentar os desafios da vida com uma atitude mais positiva. Quando estou dançando, a música, o ritmo, a emoção do momento faz com que eu me distancie de tudo. Não tem como não me sentir bem. Sinto-me renovada após dançar. Escolhi o CDLWS pela seriedade, profissionalismo, pelas opções de horários, localização, estrutura, técnica de ensino, e principalmente a preocupação com as raízes dos ritmos, perdidas ao longo do tempo por tendências. Meu mais sincero agradecimento a todos do CDLWS pelo carinho e atenção, hoje vocês fazem parte da minha vida...

barbara valente, fisioterapeuta, geral, curitiba, brasileira Comecei a dancar ha um ano atras no CDLWS...... Foi a MELHOR opcao que fiz.....Dancar proporciona:1-Encontro com voce mesmo;2-Desperta AUTOESTIMA,CONFIANCA,emagrece de forma saudavel;3-Possibilita aos casais uma bela ferramenta no crescimento do relacionamento;4-Trabalho postural constante;5-BRILHO nos olhos(ALEGRIA!!);5-Excelente trabalho cerebral(memoria);6-Desenvolver a coordenacao.......Resumindo: equilibrio fisico, mental ,emocional.....Outra coisa positiva na escolha da escola foram os horarios (multiplos) e as 3 sedes que possibilita uma fisioterapeuta e um medico(meu marido) de encaixar a atividade em qualquer turno e local.........Amo a escola:.ambiente agradavel e excelentes professores!!! SUPER INDICO!!!!

Francine Perla Scremin Marcondes Ramos, do lar , Curitiba, Brasileira Comecei na escola de dança em um momento muito difícil de minha vida! Conheci pessoas novas , fiz amigos e principalmente esqueci da vida lá fora! Amo dançar e se puder dançarei até quando Deus permitir! Afinal já estou lá a dez anos .....para mim é minha segunda casa e as pessoas minha segunda família!

Robson, Designer, Web, Bauru/Curitiba, Brasileiro Excelente ambiente, excelente professores, parabéns ao Centro de Dança Latina Walmir Secchi.

Monica Behrens, Dentista, Curitiba Em 2008 uma amiga insistiu muito e fui com ela fazer uma aula experimental no CDLWS. Resultado: NUNCA mais parei. Os professores são competentes, simpáticos, atenciosos e amigos. O ambiente é fantástico; quando a aula começa todos nos tornamos companheiros com o objetivo de dançar. Durante aquela hora, esquecemos da vida lá fora; é um momento único de alegria e descontração. A dança é uma atividade aeróbica prazerosa, faz bem para o corpo e para a mente, e quando a aula termina, estamos mais leves, revigorados e felizes. É uma sensação de bem-estar incrível!

AURISTELA UARTE MOSER, PROFESSORA DE CINESIOLOGIA E POSTURA HUMANA (Phd)., ENSINO SUPERIOR/PUCPR, CURITIBA, BRASILEIRA Quando iniciamos uma atividade física podemos objetivos muito variados. Alguns querem perder peso, outros querem melhorar sua elasticidade e consciência corporal, e outros ainda querem perder a timidez e socializar-se. Mas, alguns como eu querem relaxar e ser felizes, pois quando estamos dançando esquecemos de todas as preocupações e nos permitimos ter um momento só nosso. No Centro de Dança Latina encontrei finalmente a possibilidade de dançar mas, também cuidar da minha saúde e qualidade de vida. Outro ponto que me conquistou foi a seriedade e comprometimento dos professores comandados por Walmir Secchi que nos levam a dançar com rigor e bom humor . Quando você vê, já está dançando. Conheço todas as boas academias de dança de Curitiba, pois faço aulas a muito tempo e aqui encontrei a possibilidade de unir o útil ao agradável. Auristela Moser

Rachel Cantelli , Psicóloga, Psicologia clínica e escolar, Curitiba, Brasileira Iniciei a dança de salão em 2012. Devido a agenda instável e corrida, a possibilidade de horários diversificados, inclusive ritmos específicos nas diferentes sedes, com aulas nos fim de semana, auxiliaram muito a permanecemos na academia, dentre outros fatores. Minha primeira graduação acadêmica em dança clássica, me induz a ter muito cuidado com o corpo e com a formação dos professores. No CDLWS, todos os professores demonstram excelente formação e postura profissional. Traduzem o ensino de uma forma seria, porém com excelente dinâmica de ensino e humor. Este ano, além das aulas de danças, a aula do Pilates de solo demonstrou-se excelente para o fortalecimento muscular, postura e alongamento. Parabéns a todos os profissionais da CDLWS. Enfatizo que este espaço proporcionou-me o reencontro com a dança de maneira prazerosa, contribuindo muito para meu melhor desempenho inclusive profissional, pois nas aulas, se pensa em dança, minimizando o estress numa agradabilíssima atividade física que ensina arte, trabalha controle muscular, respiratório, equilibro motor, psicomotor, agilidade e ALEGRIA! O método auxilia aprender a tudo isso com muita leveza. Recomendo a todos e esta é a atividade física que executo com maior prazer, pois além de todo profissionalismo, o espaço possui higiene, seriedade profissional e todos os professores são muito dedicados. Os eventos organizados também são muito divertidos e todos os professores fazem questão de convidar à dança, auxiliando a mesma socialização que a escola possui. Como cita Friedrich Nietzsche, "Perdido seja para nós aquele dia em que não se dançou nem uma vez."

Elisabeth Sviech, Funcionaria Pública, Educação, Curitiba, Brasileira A contemplação de uma boa musica e dança, sempre proporcionaram o que há de melhor, um bem estar imensurável. Durante um longo tempo, suprimi alguns prazeres, quem sabe a própria vida, a família e o trabalho tenham contribuído, mas não lamento. Esta foi uma etapa muito importante em minha vida, a qual tenho certeza que foi cumprida com muita alegria e empenho. No entanto, chegou a hora de priorizar o que também é de grande valia para mim. A minha vida, o que realmente me faz feliz e me completa. Sei que tenho dificuldades em aprender tudo, mas no entanto, o fato de conviver com os professores, os quais tive a oportunidade de fazer as aulas, a convivência com os (as) colegas, tem sido muito agradável, pois aprendo com eles também. Com certeza, uma academia não proporcionaria tudo que acabo de relatar. Pretendo seguir em frente, por tempo indeterminado, enquanto esta prática me trouxer esta alegria que preenche os meus dias.

Vivian J. S. Zecchin, Bióloga, Acadêmica, Curitiba, Brasileira O primeiro passo rumo à dança, na verdade, foi a busca por exercício físico. No CDLWS vi a oportunidade de equilibrar uma atividade física com algo prazeroso. Pude encontrar no CDLWS profissionalismo por parte dos professores e um ambiente agradável. Uma das coisas que me chamou a atenção foi o fato de poder frequentar as aulas em qualquer horário. Isso é entusiasmante e importante para aqueles que não têm uma rotina de horários fixos como eu. O método de ensino me permitiu aprender diversos tipos de dança com facilidade (algo que antes eu achava impossível), pois estávamos sempre voltando às atenções para conhecimentos básicos de um ritmo que auxiliavam em outro. Dançar passou a ser a consequência de um trabalho amplo, que integrava diferentes tipos de atitude ao mesmo tempo, tais como: Atenção na execução dos passos, colocando a sua Expressão nos movimentos, se valendo um pouco da Intuição para entender a condução, mas sem perder a Objetividade e mantendo a Unidade com seu parceiro. Atitudes estas que foram um pouco além das aulas de dança. Afinal para colocar algo em prática é necessário ter domínio antes, e para tanto é preciso trabalhar os fundamentos. Eu poderia até elencar inúmeros adjetivos e substantivos usados na dança para alcançar o verbo dançar. No entanto isso não seria um consenso, é claro, porque cada um busca e encontra aquilo que lhe falta. Por sua essencia, a dança é tão eclética que contempla todos os tipos de pessoas e suas mais variadas personalidades. E para mim é isso que faz a dança especial, sua capacidade de levar a qualquer um, pelos mais diferentes caminhos, a alegria e a coesão.

Rosana N.K.Hanysz, Pedagoga, Consultoria de MKT Pessoal, Curitiba, Brasileira Coloquei como projeto de vida a aprender Salsa, porque meu genro e a sua família dançam muito e eu não conseguia acompanhá-los. Mas aqui, não é só aula de Salsa, as aulas se tornaram p/ mim uma verdadeira terapia. Meu quadro clínico requer acompanhamento fisioterápico e neurológico, e aqui, nesta escola encontrei mais que isso, é um desafio trabalhar c/ o corpo, mente, rítmo e equilíbrio. As aulas são dinâmicas, e isso me ajuda muito, tenho aqui professores que me acompanham passo a passo, super atenciosos e não se cansam de me ensinar. Estou feliz por ser aluna desta escola e recomendo a todos que buscam Qualidade de Vida.

Marcos Felipe Andrade, Estudante, Comunicação Social, Curitiba, Brasileiro A minha primeira experiência foi através da minha namorada, e não podia ser diferente. Que menino de 17 anos pensa em aprender dança de salão? Lembro como se fosse ontem, minha namorada, bailarina desde criança, resolveu aprender a dançar, e queria ir comigo. E eu recusei. Mas ela decidiu ir sem mim, e por isso decidi frequentar com ela as aulas. E foi aí que aconteceu o incrível. As aulas, as músicas, os passos, as pessoas, as danças, era tudo muito diferente de tudo que eu já tinha feito. E fui ficando, tanto é que não saí mais. Depois que você começa a dançar teu corpo sofre um transformação incrível. Teu corpo, tua mente, tua alma, tudo! A dança realmente muda a sua vida. Como diz o Walmir, o difícil, como tudo na vida, é sempre dar o primeiro passo. Na dança também é assim. É preciso coragem e força de vontade para aprender a dançar. Mas quem passa por essa etapa de ter a coragem, de não ter vergonha, de começar a fazer aula de dança, transforma a sua vida. Um conselho pra todos que nunca dançaram na vida. Tenha a coragem, mergulhe de cabeça, acredite que você pode. Se eu aprendi, quem que não consegue?

Diba Born, Representante, Optica, Curitiba, Brasileira Eu dancar, imagine, nunca...sou duro ! Rsrrsrsrrs, quando me vejo, no meio de um salao, duro, olhando a porta de saida para tentar fugir, kkkk. Inicia-se a aula, lembro-me ate hoje o horario 14:30 de um sabado, aulas de uma hora, sai as 18:30. 4 horas de aula no primeiro dia , sem sentir. Nunca mais parei, ritmos e mais ritmos, horas e horas de aula, dias e dias, domingo a domingo. Amigos, muitos amigos, alegrias e mais alegrias, dancas e mais dancas nas " baladas " pra quem nao sabe dancar e para nos simplesmente uma excelente distracao para o corpo e espirito, isso que valia a pena, noites dancando com amigos. Mas como nao cansa? Nao cansa nao, simplesmente inicia-se um processo de condicionamento fisico, onde a saude agradece, corpo, cabeca e coracao. Simplesmente emagreci 15 kg em 7 meses, fumava aproximadamente 30 cigarros dia, parei de fumar, sei como, simplesmente nao senti mais falta e amigos da danca me incentivaram, como diz uma amiga Tudo de bom....rsrrsrs Sinto somente nao ter iniciado antes, isto sim, .sinto muiiiito. Como diz o mestre walmir, se arrependa somente de nao ter iniciado antes....rsrsr Obrigado a escola, ao walmir , professores e amigos, principalmente hoje no Dia da Danca, nosso dia... Grande abraco ... Edilberto - Diba Muito Feliz por Deus ter colocado esta escola em meu caminho

Alano Maria Oliveira, Almoxarife, Construçao Civil, Curitiba, Brasileiro Quero agradecer a todos os profissionais do Dança Latina, em especial ao Walmir que mostrou a real dança de salão, dança de salão esta elegante e bela. Espero que muitas pessoas possam ter esta mesma experiência que estou vivendo. Quando danço só penso no próximo movimento que vou executar.

Stefanie Fischer, Estudante, Engenharia, Marktheidenfeld, Alemanha Eu sou da Alemanha e fui para Curitiba fazendo um estagio. Depois de algum tempo minha irmã me perguntou porque eu não aproveito a oportunidade para aprender dançar o samba. Por isso eu fiquei com a idéia de fazer aulas de dança no CDLWS. Quando eu cheguei na escola eu gostava muito o ambiente, os professores e a sistema que me permitir a conhecer as danças diferentes. Eu nunca fiz aula antes e estava com dificuldades na lingua, mas todos eles eram muito paciente ensinando os varios tipos de dança para mim. Ainda mais importante eu fiz muita amizade na escola e aproveitei bastante o meu tempo em Curitiba. Quando eu voltei para Alemanha nós mantemos o contato e cada vez que eu volto pro Brasil nós nos encontramos e passamos um tempo divertido juntos!

Carlos Santos, Gerente de Vendas, Venda de peças p Veículos, Curitiba, Brasileira CDLW na minha vida Em 1998 eu descobri que eu queria dançar não lembro como mas acabei descobrindo o estúdio de dança do Walmir, comecei a fazer aulas e descobri um mundo sensacional, mas durou poucos meses e tive que me afastar das aulas. 10 anos depois decidi que era hora de voltar as aulas de dança, andei por algumas academais de dança fiz grandes amigos, conheci professores dança vieram pra somar em minha vida, aprendi muita coisa, ou pelo menos acho que aprendi, descobri a paixão pela dança ... e novamente aqui estou na academia do Walmir Secchi, acho que aqui sempre foi o meu lugar não falo só da estrutura física da academia, da didática de ensino, mas sim energia que emana desse lugar Portando eu posso dizer que vivi dois extremos do Centro de Dança Latina, no primeiro eu descobri que queria dançar e academia era jovem ainda, hoje com o CDLW já reconhecido Nacional e Internacionalmente e eu com a dança impregnada no meu sangue. Parabéns CDLW e obrigado por ser parte da minha história.

Janete M. G. Griebeler, do lar, Curitiba, Brasileira Comecei a freqüentar o CDLWS, como um exercício físico para complementar um tratamento cardiovascular e por gostar de dançar, é claro. Aqui encontrei tudo o que eu precisava: aprender a dançar, exercitar o corpo, encontrar o equilíbrio entre todos os aspectos da vida, físicos e psicológicos, acabaram-se os medicamentos antidepressivos e ansiolíticos, dei “ Adeus” ao stress e encontrei pessoas maravilhosas, profissionais fantásticos, que hoje fazem parte da minha vida. Já estou aqui há mais de 2 anos quase que diariamente, e Graças a Deus ainda não aprendi tudo. Enquanto eu puder... danço!"